Implementação de um Sistema Multi-plataforma para Gerenciamento de Atividades Complementares em Cursos Superiores utilizando Banco de Dados noSQL

Patrick Gonçalves de Lima, Luiz Henrique Correia, Carlos Alexandre Gouvea da Silva

Resumo


Atividades Complementares (AC) são uma exigência do Ministério da Educação e têm como objetivo colaborar para o crescimento social e profissional dos estudantes de cursos do ensino superior, exceto nos cursos para tecnólogos. A gestão dessas atividades, muitas das vezes, é custosa devido ao fluxo de etapas de registro, catalogação, verificação, contagem e validação das atividades, sendo necessário o uso de ferramentas auxiliares como planilhas eletrônicas ou sistemas computacionais. Desta forma, Instituições de Ensino Superior (IES) elaboram mecanismos e soluções para gerenciar as etapas de gestão das AC, incluindo por exemplo, a entrega física dos comprovantes de estudantes, o preenchimento de formulários manuscritos, realização de entregas digitais por correio eletrônico ou em plataformas de ensino a distância. Os problemas observados nesses processos causam transtornos para estudantes devido a perda ou rasura de comprovantes de AC já entregues, falta de informação das AC homologadas pela IES, demora na confirmação de recebimento ou homologação das AC, necessidade de comparecimento na IES, e ainda acesso não facilitado à lista de atividades aceitas como AC.  Um dos grandes desafios na gerencia dessas AC é manter esse processo simples e transparente para as IES e os estudantes, de maneira que o acompanhamento seja realizado em tempo real e totalmente pela Internet, sem desperdício de material com impressões, com visibilidade da totalidade de AC já entregues e homologadas, e o acesso facilitado das regras de AC aceitas nos cursos. O presente artigo apresenta uma solução computacional que mitiga os problemas e solucione os desafios da gestão de AC a partir de um sistema multi-plataforma que pode ser utilizado por qualquer IES utilizando ambiente em nuvem (Cloud) e banco de dados não-relacional (noSQL). Resultados mostraram a implementação do sistema Web e aplicativo móvel, nos quais o controle e inserção das AC no sistema permeiam análises na visão dos coordenadores de curso, estudantes e da instituição.


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DOI: https://doi.org/10.13037/ras.vol14n2.241

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Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC

 

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