Um Módulo de Integração com Juízes On-line para Auxiliar Atividades de Programação

José Osvaldo Chaves, Angélica Castro, Rommel Lima, marcos Vinicius Lima, Karl Ferreira

Resumo


Disciplinas de programação exigem um grande envolvimento do professor que, muitas vezes, não consegue realizarum acompanhamento eficiente do aluno. A longa espera do aluno para tirar dúvidas ou para apresentar seus resultadossão elementos que podem contribuir para sua desmotivação. Devido à sobrecarga de atividades do professor, o usode ferramentas automatizadas de apoio ao acompanhamento se torna uma boa alternativa. Dessa maneira, visando acontribuir com a melhoria das condições de ensino e aprendizagem em disciplinas de programação, este artigo propõea automatização do processo de elaboração, submissão de atividades práticas de programação e de suas avaliações,com base em um processo semelhante ao adotado em maratonas de programação, apresentando um ambiente que,integrado ao Moodle, apoie o ensino de programação, tanto presencialmente como à distância.

Palavras-chave


Disciplinas de programação, Professor, Ensino, Moodle

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol9n1.92

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC