Desafios a serem superados para o uso de Realidade Virtual e Aumentada no cotidiano do ensino

Marcelo de Paiva Guimarães, Valéria Farinazzo Martins

Resumo


Existe uma demanda por ferramentas computacionais que possam facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Astecnologias de Realidade Virtual e Aumentada são vistas como ferramentas promissoras para a melhora desse processo,pois são capazes de simular diversos conteúdos de aprendizagem. Contudo, essas tecnologias também sãoconhecidas como soluções que demandam recursos específicos, como hardware, software e treinamento próprio. Esteartigo apresenta essas tecnologias e as barreiras que devem ser ultrapassadas nas escola para a implantação delasno contexto diário das escolas. Discute-se as dificuldades que os professores têm na geração de conteúdos; no desenvolvimentode aplicações e na construção de laboratórios. Por fim, são apresentados alguns exemplos de uso daRealidade Virtual e Aumentada no contexto educacional.

Palavras-chave


Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Ensino, Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol9n1.87

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC