Emulação de Realidade Aumentada em Jogo Educacional Emulation of Augmented Reality Game in Education

Caroline Faria da Silva, Giovanna D’Urbano

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização de um jogo educacional adaptado a um emulador de Realidade Aumentada (RA) com crianças portadoras de Síndrome de Down (SD). O estudo busca confirmar se é viável e se há possibilidade de auxílio no desenvolvimento de crianças portadoras de SD com esse tipo de instrumento. A pesquisa apresenta resultados obtidos em uma escola particular, com casos de inclusão em algumas turmas, e correlaciona esses resultados com o que é preciso e indicado pela literatura sobre o assunto. A pesquisa de campo foi realizada através de apresentação do jogo com o emulador para professores que já tenham trabalhado com crianças deficientes e, a partir disso, houve aplicação de um questionário sobre a utilização do jogo para o público-alvo. Os resultados da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo são apresentados de forma dissertativa e sugerem que existe proximidade entre o estudo teórico e a prática analisada e que a possibilidade de utilizar RA com crianças portadoras de SD é bem-vinda pelos educadores.

Palavras-chave


realidade aumentada, síndrome de down, educação especial

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol7n2.73

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC