O IMPACTO DO E-COMMERCE NA SOCIEDADE

Rafael Felix Correa, Tassiana Custódio Rugoni, Paulo Albuquerque, Clóvis Camozzi, Stefanie de Freitas Souza, Simone Aihara

Resumo


O comércio eletrônico (e-commerce) tem causado um grande impacto no mundo dos negócios, bem como suas implicações legais e expectativas futuras. O abalo gerado por este novo meio de comércio atinge tanto as empresas quanto a sociedade e a organizações. Influencia radicalmente o comportamento e as expectativas dos clientes, de modo a redefinir o mercado ou até mesmo a criar mercados novos. Está mudando os modelos de negócios, o relacionamento entre as organizações e contribuindo para a reestruturação do mercado. Oferece a inclusão de um novo empreendimento e/ou sua expansão de posicionamento nos mercados nacional e internacional com baixo custo, em relação a um empreendimento físico de abrangência similar. À sociedade é apresentada uma nova forma de acessar informações, aprender profissões e obter diplomas universitários, ou comprar bens com preços competitivos e recebê-los na comodidade de seu lar. Limites geográficos e de tempo são eliminados e hábitos cotidianos alterados.
Portanto, nota-se claramente que o e-commerce gera um forte impacto nos hábitos modernos de consumo, forçando tanto empresas já estabelecidas quanto empresas emergentes no mercado (independente do segmento de mercado em que atuem) a considerar seu posicionamento na internet na hora de traçar um plano de ação, para que não se corra o risco de perder clientes.

Palavras-chave


Comércio Eletrônico (impacto); Internet (negócios); Sociedade (informação)

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DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol2n2.7

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Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC