Web 2.0 ou identidade 2.0: o papel das ferramentas Web 2.0 na construção da identidade dos jovens turcos

Uður Batý, Bünyamin Atýcý

Resumo


Esta pesquisa se enquadra na área da Web 2.0 e sua relação com os jovens, procurando analisar o modo como são construídas e reconstruídas as identidades em interações sociais diárias nestes ambientes. O presente trabalho consiste em uma ampla gama de diferentes perspectivas, tais como estudos qualitativos e descritivos do que se passa nos ambientes Web 2.0. Foi empregado um desenho de pesquisa, realizado com 433 participantes a partir de investigação aleatória. O estudo mostra que as ferramentas Web 2.0 facilitam a interação, a troca de informações e a colaboração como recursos possíveis entre os jovens pela ascensão dos blogs, sites de redes sociais e wikis. Isso também afeta a troca de interações sociais entre os atores, de maneira que a construção da identidade desses mesmos atores se torna possível. Os participantes da pesquisa consideraram que estar em ambientes Web 2.0 é um estilo de vida (84,8%), e utilizar ferramentas da Web 2.0 é uma forma para se identificarem entre si (74,2%). Além disso, eles não fizeram distinção entre estar on-line ou off-line e revelaram não ter outra personalidade on-line (67,1%). Este tema está crescendo em tamanho, forma e complexidade, de modo que a necessidade de outros estudos é urgente.

Palavras-chave


Web 2.0; Identidade; Juventude; Interações Sociais; Redes Sociais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol6n1.60

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC