Procurando transformar a aprendizagem: da transformação social na esfera pública para a aprendizagem autêntica na sala de aula

Donna DeGennaro, Tricia Kress

Resumo


O uso da tecnologia dentro e fora da escola é dramaticamente diferente. Ou seja: a utilização fora muitas vezes reflete modelos de distribuição de conhecimento, enquanto o uso dentro espelha formas hierárquicas. Com base em quadros teóricos da sociologia e da pedagogia crítica, o presente trabalho contrasta a participação da tecnologia dentro e fora das paredes da escola. Procurou-se mostrar que olhar para fora da sala de aula dá ideias sobre como os professores podem mais pronta e ativamente engajar os jovens com tecnologias significativas e atividades mediadas. Foram, ainda, discutidas implicações para o uso da tecnologia fora da escola, de modo a reconceitualizar projetos de aprendizagem.

Palavras-chave


Tecnologia Educacional; Redes Sociais; Processo de Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol6n1.58

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC