Using podcasting and blogging to create and share open educational resources Usando podcasting e blogs para criar e compartilhar recursos educacionais abertos

Mark McGuire

Resumo


Este artigo analisa uma iniciativa de ensino que envolveu a utilização de blogs e podcasts para
criar e compartilhar conhecimentos no Open Educational Resources (OER). Neste projeto, os alunos
produziram esses recursos como parte integrante de seus cursos, e os esforços foram feitos para que
pudessem ser utilizados pelos estudantes em outros cursos e pela comunidade em geral. Explica-se o
processo, os resultados são descritos, e reflete-se sobre a eficácia desta abordagem. Algumas das
barreiras que inibiam a colaboração efetiva são discutidas e destaca-se a necessidade de se permitir que
os alunos se concentrem em assuntos de sua própria escolha. Concluiu-se que é melhor utilizar este tipo
de recurso para promover a participação efetiva entre os “Open Students” e outros que possam criar e
fazer uso dos Open Educational Resources do que focar a questão nos recursos atuais.

Palavras-chave


open educational resources, podcasting, envolvimento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol6n2.50

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC