BPM: Gerenciando Processos de Negócios e Impactos Humanos

Alex Montanini, Bruno Amalfi, Claudinei Moretti, Felipe Tonon, Willians Monteiro

Resumo


O objetivo deste artigo é discorrer sobre as principais características do Business Process Management (BPM) e sobre alguns aspectos humanos que afetam os processos de mudança nas organizações. Realizou-se uma revisão bibliográfica e uma análise de um caso prático. Na revisão bibliográfica, descreveram-se as definições e a conceituação relativa ao BPM e, na análise de caso, mostrou-se a aplicação prática dos diversos componentes da tecnologia BPM, operando de forma integrada na execução de trabalhos concretos do dia-a-dia de uma grande organização, e como os recursos envolvidos abstraem as metodologias do novo modelo proposto. Conclui-se que as empresas, apesar de encontrarem algumas dificuldades iniciais, aprovam a utilização do BPM nos processos.

Palavras-chave


Gestão por Processos de Negócios; Sistemas Integrados de Gestão

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol4n1.31

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC