Metodologia de ensino moderna orientada a projetos: modelo colaborativo de aprendizagem aplicado à disciplina de Eletrônica Digital

Francisco Thales Rocha Sousa, Francisco Mauro Falcão Matias Filho, Abner Sousa Nascimento, Maria Raquel Lopes de Couto, Fábio Lúcio de Almeida Sousa Júnior, Jermana Lopes de Moraes

Resumo


É comum que a abordagem de ensino em Engenharia seja pautada sobre modelos de educação tradicionalistas, nos quais aos alunos é atribuído o papel de memorizar definições e aplicar fórmulas em contextos abstratos. Contudo, tais metodologias abstêm-se do caráter empírico decorrente das aplicações de tais conhecimentos. Nesse contexto, estratégias pedagógicas que enfatizem aplicações práticas tem sido amplamente pesquisadas. O presente artigo avalia o impacto que o desenvolvimento de protótipos de sistemas reais provoca tanto na condução da disciplina de Eletrônica Digital, quanto na percepção que os discentes tem de seu desempenho acadêmico nos cursos de Graduação em Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica da UFC Campus Sobral.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, R. M. N.; JÓFILI, Z. M. S. Aprendizagem cooperativa e ensino de química: parceria que dá certo. Ciência & Educação, Universidade Estadual Paulista, v. 10, n. 1, p. 55–61, 2004.

BERNAL, O. et al. Aprendizaje cooperativo: un eficaz instrumento de trabajo para las escuelas multiculturales y multiétnicas del siglo xxi. Revista Electrónica Iberoamericana de Psicología Social, 2000.

BESSA, N.; FONTAINE, A. M. A aprendizagem cooperativa numa pós-modernidade crítica. Educação, Sociedade e Culturas, 2002.

BRASIL. Resolução cne/ces 11/2002. 2002. Institui as diretrizes curriculares do curso de graduação em engenharia. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 11 mar. 2002.

CAVIN, R.; JOYNER, W. H.; WIGGINS, V. C. A semiconductor industry perspective on future directions in ece education. IEEE Transactions on Education, IEEE, v. 46, n. 4, p. 463–466, 2003.

CODÁ, L. M. R.; PIÃO, S. S.; MOURA, R. S. Estímulo ao aprendizado prático de eletrônica digital utilizando protótipos de projetos reais. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE. [S.l.: s.n.], 2013.

DARROZ, L. M.; ROSA, C.; GHIGGI, C. M. Método tradicional x aprendizagem significativa: investigação na ação dos profesores de física. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 70–85, 2015.

DONOSO-GARCIA, P. F.; TORRES, L. Ensino orientado ao projeto desafio: uma experiência para o ensino de controle, instrumentação e eletrônica. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE. [S.l.: s.n.], 2007. v. 35.

DUARTE, R. de O.; GARCIA, P. F. D. Metodologia de ensino orientada para projetos e criação de material didático: um relato de caso da disciplina sistemas, processadores e periféricos–laboratório, da escola de engenharia da ufmg. Revista Docência do Ensino Superior, v. 1, p. 112–127, 2011.

DUCH, B. J.; GROH, S. E.; ALLEN, D. E. The power of problem-based learning: a practical “how to” for teaching undergraduate courses in any discipline. [S.l.]: Stylus Publishing, LLC., 2001.

FERNANDES, R. C. A.; NETO, J. M. Modelos educacionais em 30 pesquisas sobre práticas pedagógicas no ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 3, p. 641–662, 2016.

FINK, F. K. Problem-based learning in engineering education: a catalyst for regional industrial development. World Transactions on Engineering and Technology Education, v. 1, n. 1, p. 29–32, 2002.

GONZÁLEZ, L. A.; RUGGIERO, W. V. Modelo aprendiz para atividades colaborativas de projeto em sistemas de aprendizagem eletrônico. Revista IEEE América Latina, v. 4, p. 283–288, 2006.

HOED, R. M. Análise da evasão em cursos superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de computação. Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Curso de Pós-Graduação em Computação Aplicada, 2016.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; MONSON, V. Cooperation-competition and constructive controversy in developing professional ethics in law school classes. U. St. Thomas LJ, v. 10, p. 317, 2012.

JOHNSON, D.W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. A. Active learning: Cooperation in the college classroom. [S.l.]: Interaction Book Company, 1998.

KRÜGER, L. M. et al. Método Tradicional e Método Construtivista de Ensino no Processo de Aprendizagem: uma investigação com os acadêmicos da disciplina Contabilidade III do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Santa Cataria, 2013.

LABCENTER. Proteus PCB Design and Simulation Software. 2018. Versão 8.5. Disponível em: .

MASSON, T. J. et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (pbl). In: Anais do XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Belém, PA, Brasil. [S.l.: s.n.], 2012.

MINHOTO, P.; MEIRINHOS, M. As redes sociais na promoção da aprendizagem colaborativa: um estudo no ensino secundário. Educação, Formação & Tecnologias-ISSN 1646- 933X, v. 4, n. 2, p. 25–34, 2012.

MIZUKAMI, M. d. G. N. Ensino: as abordagens do processo. [S.l.]: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, p. 15–33, 2015.

PRETTE, A. D.; PRETTE, Z. D. Habilidades sociais: conceitos e campo teórico-prático. Acedido em http://www. rihs. ufscar. br, 2006.

RIBEIRO, C. Aprendizagem cooperativa na sala de aula: Uma estratégia para aquisição de algumas competências cognitivas e atitudinais definidas pelo Ministério da Educação. Dissertação (Mestrado), 2006.

RODRIGUES, L. P.; MOURA, L. S.; TESTA, E. O tradicional e o moderno quanto a didática no ensino superior. Revista científica do ITPAC, Araguaína, v. 4, n. 3, p. 1–9, 2011.

SANTANA, A. C. et al. Aprendizagem orientada por projetos com ênfase em práticas de gerência como estratégia didático-pedagógica. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE. [S.l.: s.n.], 2009.

SILVA, A. R. Ensino tradicional x construtivista: a perspectiva do letramento na alfabetização. Revista ciêcias da Educação, 2014.

SOUSA, F. T. R. et al. Estudo da abordagem de ensino orientado a projetos: Reflexos no aprendizado de eletrônica digital. In: X Encontro Unificado de Computação - ENUCOMP. Parnaíba: Fundação Universidade Estadual do Piauí, 2017.

TORRES, P. L.; ALCANTARA, P. R.; IRALA, E. A. F. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista diálogo educacional, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, v. 4, n. 13, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol14n1.222

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC