NETEDU – UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA O MAPEAMENTO DO CONHECIMENTO DO ESTUDANTE

André A. B. Chinen, Felipe Schirmer, Ricardo N. Carrer, Rodrigo H. C. Santos, Vinicius S. Lopes, Edson P. Pimentel

Resumo


O mapeamento do nível de conhecimentos de um estudante ou de um grupo de estudantes é uma tarefa praticamente impossível para os professores. As medidas de conhecimento predominantes no sistema educacional se baseiam em médias e conseguem apenas destacar aqueles estudantes que estão bem acima ou bem abaixo da média. Além disso, as medidas de autoconhecimento raramente são utilizadas. Desconhecer o nível atual de conhecimentos de um estudante em conceitos específicos impede que a aprendizagem seja significativa, pois não é possível identificar se o estudante possui os pré-requisitos para aprender um novo conceito. Este artigo tem por objetivo apresentar a arquitetura e as funcionalidades do NetEdu, um ambiente de avaliação formativa que possibilitará o mapeamento cognitivo e metacognitivo da aprendizagem. As informações fornecidas pelo ambiente poderão auxiliar o professor e o aluno no acompanhamento e no tratamento das lacunas de aprendizagem.

Palavras-chave


Avaliação Formativa; Metacognição; Ambientes Computacionais de Avaliação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol3n2.22

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC