UMA FERRAMENTA ADAPTATIVA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, BASEADA NO PERFIL COGNITIVO E METACOGNITIVO DO ESTUDANTE

Claudio Cura Junior, Danilo Nunes dos Santos, Edson Pinheiro Pimentel, Enio Bonano, Ricardo Mandaji da Silva, Nizam Omar

Resumo


Um dos principais problemas do sistema de ensino e aprendizagem é que os alunos são tratados de maneira uniforme. Isto também ocorre no sistema de avaliação em que os alunos são avaliados e julgados sem que se leve em consideração o seu nível de conhecimentos prévios, ou seja, todos os alunos são avaliados da mesma maneira, independentemente de possuírem ou não os pré-requisitos necessários para a avaliação. Por isso, identificar o nível de conhecimento atual do aluno é importante para que a forma de avaliar a aprendizagem seja mais eficaz. Este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de adaptação da avaliação da aprendizagem baseado no perfil do aluno, representado pelo seu atual nível cognitivo e metacognitivo, e também possibilitar ao aluno a visualização do seu desempenho, baseado em índices gerados na avaliação. Pretende-se, com isto, suprir professor e aluno com uma nova dinâmica de avaliação, que possa contribuir para melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


adaptatividade, Avaliação; Cognição; Metacognição; Ontologia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol3n2.21

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC