Discussão sobre as Abordagens Associadas à Aprendizagem Autodirigida e sua Relação com as Tecnologias Educacionais

Hugo Vieira Lucena de Souza, Rodrigo Lins Rodrigues, Ivanildo José de Melo Filho, Alex Sandro Gomes

Resumo


O presente trabalho apresenta um estudo complementar ao apresentado no DESAFIE!2016 – Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação da CSBC2016, que explorou acerca das diferentes abordagens do fenômeno conhecido como aprendizagem autodirigida e sua relação com diferentes modalidades de ensino. Nas seções a seguir são apresentados trabalhos que desenvolvem pesquisas sobre o tema e alguns resultados obtidos por meio desses são descritos. Por fim, são propostos eventuais desafios a serem explorados para um futuro desenvolvimento de soluções baseadas nesse fenômeno

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, D.; Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e ensina no virtual. Revista Inter-ação, edição 34, 2009, p. 51-74.

BOLHUIS, S.; VOETEN, M; Towards self-directed learning in secondary schools: what do teachers do? Teaching and Teacher Education, versão17, 2001, pp. 837-855.

BROOKFIELD, S.; Self-directed learning handbook: International Handbook of Education for Changing World of Work. SSBM Media, 2009.

BROCKETT, R. G.; HIEMSTRA, R.; Self-direction in adult learning: perspectives on theory, research and practice, New York: Routledge, 1991.

CANDY, P. C.; Self-directing for lifelong learning: A comprehensive guide to theory and practice. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.

DAWSON, S.; MACFADYEN, L.; RISKO, E.; FOULSHAM, T.; KINGSTONE, A.; Using technology to encourage self-directed learning: the collaborative lecture annotation system (CLAS). Ascilite, 2012.

DISCHEV, C.; DISCHEVA, D.; J.; Support for Independent Learning in Evolving Computer Science Disciplines. 3th WCITH, Vietnam, 2015.

EL-BISHOUTY, M.; OGATA, H.; Context-aware support for self-directed ubiquitous learning. IJML Organization, v. 10, n. 10, 2010.

GARCIA, I.; GROS, B.; MAS, X.; NOGUERA, I.; SANCHO, T.; CEBALLOS, J.; Just4me: Functional Requirements to Support Informal Self-directed Learning in a Personal Ubiquitous Environment. Universidade de Aveiro, Portugal, 2012.

GARRISON, D. R.; Self-directed learning: Toward a comprehensive model. Adult Education Quarterly, 48, 1997, p. 18-33.

KIM, M.; OLFMAN, L; RYAN, T.; ERYILMAZ, E.; Leveraging a personalized system to improve self-directed learning in online educational environments. Computers and Education, v. 70, 2013, pp. 150-160.

KNOWLES, M. S. Self-directed learning: A guide for learners and teachers. Chicago: Follet, 1975.

LAI, C.; WANG, Q.; LI, X.; HU, X.; The influence of individual espoused cultural values on self-directed use of technology for language learning beyond the classroom. Computers in Human Behavior, v. 62, 2016, pp. 676-88.

LOUNSBURY, J. W.; LEVY, J. J.; PARK, S. H.; GIBSON, W.; SMITH, R. An investigation of the construct validity of the personality trait of self-directed learning. Elsevier Learning and Individual Differences, v. 19, pp. 411-418, 2009.

MONTEIRO, Bruno S. Ambiente de aprendizado ubíquo Youubi. Design e avaliação. Tese de Doutorado do CIn da Universidade Federal de Pernambuco, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol13n1.185

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC