Colaboratórios e as Redes de Pesquisa da Embrapa: aprendizagem, disseminação e compartilhamento de informações e conhecimentos

Tércia Zavaglia Torres, Nadir Rodrigues Pereira, Marcia Izabel Fugisawa Souza, Daniela Maciel Pinto

Resumo


Este artigo apresenta e discute uma proposta de modelo conceitual para a criação de Colaboratórios para as redes de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Os Colaboratórios são espaços virtuais de aprendizagem que potencializam a construção de novos conhecimentos entre os cientistas e promovem soluções sistêmicas para os problemas de pesquisa das redes de pesquisa da Embrapa. Construídos com ferramentas da web 2.0, esses espaços, além de ampliar a cognição humana, porque propulsionam a troca de informações, conhecimentos e experiências, fomentam a aprendizagem individual e organizacional.


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DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol10n2.130

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Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC