Educação Semipresencial: “Espaços e Tempos Complementares?”

Silvana Corbellini, Luciane Corte Real

Resumo


Esta investigação é um estudo de caso de uma disciplina semipresencial em uma Universidade Pública. Utilizou-se o Moodle e a sala presencial. O problema de pesquisa era: “como os alunos conseguiram se apropriar desses ambientes e quais as correlações que constituíram nesta dupla modalidade?”. O objetivo foi escutar os alunos nas suas dificuldades e facilidades visando fomentar a cooperação, referenciando-nos na Epistemologia Genética. Foram analisados registros das aulas e questionários, levantando-se categorias e submetendo-as a Análise de Conteúdo (Bardin). Concluiu-se que o uso concomitante das modalidades presencial e virtual pode atuar como agente facilitador no processo de ensino-aprendizagem.


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DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol10n2.124

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Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC