Análise e Inferência do Interesse através da Visualização Computacional

Maurício J.V. Amorim, Magda Bercht, Patricia Alejandra Behar

Resumo


Este artigo mostra o resultado da análise de vídeos de alunos em interação com Ambientes de Educação a Distância, dotados de mecanismos de Visualização Computacional. A análise é realizada com o objetivo de perceber movimentos que indiquem o interesse dos alunos. Inicialmente são apresentados artefatos de software criados para obtenção das imagens. Em seguida, descreve um experimento no qual 31 alunos foram submetidos a um Objeto de Aprendizagem com capacidade de Visualização Computacional. As imagens dessa interação foram analisadas. A partir dessa análise, são destacados os Movimentos Corporais Gestuais e Posturais, pré-selecionados, a partir da bibliografia, que obtiveram os melhores resultados na inferência do interesse. Esses movimentos, chamados de Indicadores de Interesse, são apresentados no presente estudo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol9n2.105

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Informática Aplicada - USCS/UFABC